BAG - Banco das Artes Galeria

Difusão da Arte Contemporânea e cruzamentos artísticos, bem como o diálogo e a diversidade da oferta cultural.

O BAG – Banco das Artes Galeria é um equipamento cultural do Município de Leiria, dedicado à promoção e difusão da Arte Contemporânea e cruzamentos artísticos, bem como o diálogo e a diversidade da oferta cultural, com forte projeção regional e nacional, procurando práticas inovadoras e acessíveis que, de forma sustentada, atraiam públicos diversificados e a participação da comunidade.

O simbólico edifício onde funcionou a antiga Agência do Banco de Portugal em Leiria, inaugurada em 1929, desenhado pela mão de Ernesto Korrodi, revela um diálogo fascinante entre a austeridade do neobarroco e a graciosidade curvilínea da Arte Nova. Cada detalhe da fachada, desde os robustos cunhais até aos portões imponentes em ferro forjado, ecoa o erudito pensamento do arquiteto, transcrito numa sinfonia visual de simetria e ritmo.

Bag - Centro de Artes Villa Portela

Ao atravessar o pórtico ornamentado, entramos agora num espaço onde a função se encontra com a arte. A conversão em BAG – Banco das Artes Galeria é um ato de resiliência e reinvenção, uma prova que a arquitetura de Korrodi é adaptável e intemporal. O edifício abraça a sua atual função, acolhendo o presente sem esquecer a sua história. Através de exposições, oficinas e percursos temáticos, o BAG não só promove a Arte Contemporânea, mas também se torna um polo de criatividade, dinamização e revitalização, um coração cultural na cidade de Leiria.

 

Equipamento integrado na RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, tem como compromisso promover a arte e os artistas contemporâneos e divulgação de expressões artísticas nas suas diferentes manifestações.

Bag - Centro de Artes Villa Portela
Bag - Centro de Artes Villa Portela