SONHO MANIFESTO! Em Leiria, todas as árvores são pinheiros é o título da exposição de abertura do Centro de Artes Villa Portela, que privilegia a sustentabilidade, considerando o sonho como premissa poética e artística que permite ampliar o campo de ação.
O núcleo de obras apresentado propõe uma atuação imaginadora, fantasiosa e, simultaneamente, crítica. Convida ao movimento do sonho que amplia, sendo transformador; convida a sonhar com os outros, porém desafia a fazê-lo com os pés na terra, tocando-a, sentindo o seu cheiro e a densidade da sua matéria. Habitando este lugar, rodeado por uma mancha verde, marcado pela musicalidade de árvores, tradições e inovações, as obras permitem considerar invenção e expansão além da vigília e do real.
Acreditamos na ação comprometida com o presente, de modo a repensar posicionamentos. É por meio do olhar sobre o que é próximo e local – o Pinhal de Leiria – que património natural e conhecimentos ancestrais são desenvolvidos, valorizados e partilhados ao longo de gerações. A exposição reclama a emoção, o espanto e a vontade expressos no livro do neurocientista Sidarta Ribeiro que empresta parte do título, em propostas de contemplação e desaceleração como um sonho partilhado e comum, aqui e além.
O Pinhal de Leiria é mote por associar, na sua história fundacional, a tecnologia ao sonho, proporcionando uma melhoria das condições de vida, em estreita relação com o natural. Importa a paridade entre o humano e o natural da qual este pinhal é um possível estereótipo, propondo consonância entre o sonho humano e o ‘sonho do mundo’. Em outras geografias, serão outros ‘os pinheiros’. Contudo, a urgência é procurar uma relação mais harmoniosa e respeitadora com o mundo natural.
Neste sentido, as obras apresentadas, algumas especificamente desenvolvidas para o Centro de Artes Villa Portela, posicionam um universo onírico que une, apresentando se como acontecimentos que, como utopias e sonhos, permitem ampliar e inventar possibilidades de construção… Resultado de uma parceria estabelecida entre a Museus e Monumentos de Portugal, E. P. E. e o Município de Leiria, a exposição conta com a organização e colaboração conjunta do Centro de Artes Villa Portela e da CACE.